Conheça a Micropigmentação Labial

0
2017

A micropigmentação labial ou dermopigmentação labial como também é conhecida, é uma técnica que tem a finalidade de definir o contorno e restaurar o preenchimento dos lábios. Como a micropigmentação atinge somente as primeiras camadas da pele, o resultado acaba sendo muito natural.

Esta técnica vem sendo muito procurada por pessoas com lábios muito finos, sem cor ou com cicatrizes. Além disso, a micropigmentação labial pode ser muito utilizada para disfarçar os sinais do envelhecimento.

O preenchimento e contorno labial tem a finalidade de corrigir o formato dos lábios, permitindo uma nova coloração e até aumento os lábios. Lembrando que a micropigmentação nos lábios é recomendada para lábios que não possuem um delineamento natural, ou seja, assimétricos.

Como é feita a micropigmentação labial?

A micropigmentação labial utiliza os mesmo materiais que a micropigmentação de sobrancelha, porém o tom das cores utilizadas são suaves e próprias para a cor dos lábios, sempre levando em consideração o tom da pele e dos lábios da cliente. Com a micropigmentação labial é possível ter uma boca mais definida, viva e com o tom desejado, dispensando até mesmo o uso de batom.

O procedimento de micropigmentação labial é muito delicado e exige cautela em sua aplicação, pois lábios são estruturas móveis que promovem a abertura da boca para a obtenção de alimentos, onde começa a digestão, e também tem a função de proteger contra qualquer corpo estranho ou injúria que possa lhe afetar. Esses fatos justificam o porque de todo pigmento depositado em sua semimucosa ter sua fixação comprometida.

Técnicas específicas

Preenchimento labial

Indicado para realçar o lábio natural com cor clara, com sulcos e flácidos (envelhecidos), e para reconstrução de má formação (lábio leporino) ou com cicatrizes.

Podemos utilizar duas técnicas de preenchimento:

Lábios hipocrômicos e acrômicos sem sulcos ou flacidez: para o contorno utilizar agulhas circulares de 1, 2 ou 3 pontas posicionados a 60º e 90º, dependendo da espessura desejada, e para o preenchimento utilizamos a agulha do tipo pincel, em movimentos de pintura. Este tipo de agulha promove uma uniformidade no resultado da pigmentação. (foto 1)

Lábios envelhecidos ou com cicatrizes: utilizamos agulhas pincel de 5 pontas por todo o contorno e pelo preenchimento e aparelho posicionado a 60º e 45º, dependendo da anatomia do lábio. Esta técnica proporciona uma pigmentação natural e opaca, não marcando as fissuras.

Reconstrução labial pós-cirúrgica:

Em casos de perda tecidual, normalmente causada por acidentes automobilísticos e queimaduras, que ocasionam a deformação dos lábios. Assim como em indivíduos que nasceram com fissura labiopalatal que, ao chegar a fase adulta, tem como resultado uma cicatriz na região do arco do cupido. Nestes casos o tecido a ser pigmentado é mais espesso, resultado de uma fibrose, onde o pigmento deve ser depositado com técnica adequada de introdução do produto.

A máquina deve estar posicionada a 90º para garantir maior profundidade de aplicação, ultrapassando a camada cicatricial. O tom de pigmento deve ser o mais próximo possível do tom natural dos lábios, proporcionando naturalidade para o tecido perdido. Utilizar as agulhas sempre circulares de 1, 2 ou 3 pontas para o contorno e o aparelho em velocidade mais alta do que o usual.

– Iluminador: utilizado para proporcionar um efeito “lifting” em lábios pequenos, finos e envelhecidos. Para a técnica é necessário o pigmento branco, agulhas de 3 pontas circulares, realizando movimentos de sobreposição. Aplicar somente na região do arco do cupido e nas laterais da porção inferior, sobre o traçado previamente realizado.

Pós-micropigmentação

Para manter os lábios com o contorno e hidratar a cor, segue algumas dicas para você cuidar dos seus lábios após a sessão e ficar linda por mais tempo:

-Cuidado com a exposição ao sol durante 30 dias.

-Evite utilizar cremes compostos de ácidos sobre o local.

-Não use maquiagem até a completa cicatrização, que dura em média 7 dias

-Faça retoque entre 25 e 40 dias.

-Evite beijar ou tocar os lábios no travesseiro.

-Não frequente piscina ou mar nos primeiros sete dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.