Fator de proteção solar: qual eu devo usar?

Muitas pessoas têm dúvidas na hora de escolher que fator de proteção solar (FPS) utilizar. Os FPS, que medem a proteção contra os raios UVB, são diferenciados por números (geralmente são 15, 30, 50 e 60), mas isso não quer dizer que um é melhor que o outro.

0
1316

[fusion_builder_container hundred_percent=”no” hundred_percent_height=”no” hundred_percent_height_scroll=”no” hundred_percent_height_center_content=”yes” equal_height_columns=”no” menu_anchor=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” enable_mobile=”no” parallax_speed=”0.3″ video_mp4=”” video_webm=”” video_ogv=”” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” video_preview_image=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” margin_top=”” margin_bottom=”” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=””][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ spacing=”” center_content=”no” link=”” target=”_self” min_height=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”left top” background_repeat=”no-repeat” hover_type=”none” border_size=”0″ border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” padding=”undefined” dimension_margin=”undefined” animation_type=”” animation_direction=”left” animation_speed=”0.3″ animation_offset=”” last=”no”][fusion_text columns=”” column_min_width=”” column_spacing=”” rule_style=”default” rule_size=”” rule_color=”” class=”” id=””]

A verdade é que os FPS estão relacionados ao tempo que o produto protege contra a ação nociva da radiação ultravioleta B (UVB), que causa queimaduras solares (eritemas).

Como assim?
Por exemplo, se uma pessoa demora 5 minutos para sofrer queimaduras sem utilizar nenhum recurso de fotoproteção, com um protetor solar fator 15, ela vai demorar 15 vezes mais tempo para ficar vermelha. Se utilizar o fator 30, demorará 30 vezes mais para se queimar, e assim por diante.

Mas para garantir que a fotoproteção ocorra, é preciso passar o filtro solar de forma homogênea sobre a pele, e reaplicar pelo menos duas vezes ao dia. Como o produto não assegura 100% de proteção, é importante ainda usar chapéus, óculos, roupas que protejam o corpo e evitar a exposição entre as 10 horas e as 16 horas. Em caso de permanência prolongada ao sol use o produto a cada duas horas e também reaplique logo após banhos de mar ou piscina (pois o produto sai na água).

Para as peles mais claras, como nos casos dos fototipos I e II, que são mais sensíveis e estão mais propensas a sofrer queimaduras solares, recomenda-se que utilizem filtros solares com maior fator de proteção solar, assim como as que têm tendência a melasmas (manchas na pele) e maior propensão ao câncer de pele.

No entanto, não quer dizer que pessoas de outros fototipos podem descuidar do protetor. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é importante utilizar pelo menos o filtro com o fator de proteção solar 30, todos os dias, mesmo no inverno. Para bebês, o uso do protetor é recomendado somente depois dos 6 meses (mas antes é importante consultar o pediatra).

Alguns alimentos também têm capacidade fotoprotetora. Os carotenoides, divididos entre licopeno e betacaroteno, são pigmentos presentes em frutas e vegetais com coloração que vai do amarelo ao vermelho, e diminuem os efeitos nocivos da radiação solar, atenuando o eritema decorrente da exposição solar, a incidência do câncer de pele e o fotoenvelhecimento.

São fontes de betacaroteno a cenoura, maçã, abóbora, mamão, manga e vegetais de folhas verdes escuras como espinafre, rúcula, couve, agrião, brócolis. Já o licopeno pode ser encontrado em alimentos de coloração vermelha, como tomate, goiaba, melancia e morango.

Obs.: O consumo de alimentos com capacidade fotoprotetora ou mesmo os nutricosméticos com essa ação não substitui a utilização tópica do filtro solar, mas podem ser utilizados em conjunto para melhores resultados.

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.