Cuidados com a pele no verão. Veja quais

Esta estação(verão) é a mais quente e de maior incidência dos raios solares sobre a terra. Com o aumento do calor a pele precisa de cuidados especiais para se manter saudável e bonita, e para evitar problemas como queimadura solar, desidratação, envelhecimento precoce e até mesmo câncer de pele.

1
33

Como os nossos corpos ficam mais expostos ao sol, pois usamos roupas mais abertas e mais curtas, e por ser período de férias e viagens, quando as pessoas aproveitam as praias e piscinas, a primeira dica é sempre utilizar o protetor solar. Independente de estação climática é imprescindível o uso do filtro, mesmo em dias nublados e ainda dentro de casa, por conta da luz visível.

Outra precaução que deve ser tomada é com relação ao uso de bronzeadores. Esses produtos aumentam a penetração dos raios UVA e UVB, que são os grandes responsáveis pelo surgimento do câncer de pele. Prefira loções autobronzeadoras, mas lembre-se de que elas não substituem o uso do protetor solar.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), todos os anos são registrados 135 mil novos casos de câncer de pele no Brasil. Moramos em um país tropical, muito quente e com grande incidência de raios solares. Portanto, não devemos nos descuidar. Certo? E deixa eu te contar uma coisa, a exposição solar em excesso também causa envelhecimento precoce. Então, se cuide!

Devido à perda de água, proporcionada pelo calor, e pela maior exposição ao vento e ao sol, a pele poder ficar desidratada. Para preservar a cútis utilize hidratantes corporais e faciais. Mas evite produtos com óleo mineral, pois ele faz oclusão da pele não permitindo que ela respire, o que dificulta a transpiração e pode ocasionar oleosidade excessiva e até mesmo acne.

Opte por cosméticos com óleos vegetais que, por serem biocompatíveis, têm fácil absorção e proporcionam a permeação cutânea dos ativos de hidratação presentes no produto. Outra boa pedida são os hidratante e cremes em gel, que além de facilitar a transpiração, refrescam a pele.

A água quente também resseca a pele, por isso tome banhos rápidos utilizando água morna a fria. Não exagere na quantidade de banhos, pois a água favorece a remoção da camada de gordura da pele, e essa camada é importante para a saúde da derme.

Ainda é muito importante deixar o organismo hidratado, pois perdemos muito líquido através da transpiração excessiva. Aumente a ingestão de líquidos, consuma água, suco de fruta natural, chá gelado (dê preferência àquele que você faz em casa, e não ao industrializado) e água de coco.

E a última dica, mas não menos importante, evite ficar com a roupa de banho molhada, pois a umidade e o calor são um prato cheio para a micose. Caso suspeite ter adquirido este fungo, procure um médico.

Vamos aproveitar o sol com consciência e sem descuidar da saúde

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.